FISICA1-CINEMATICA
Aula 1 – Conceitos de Cinemática
1. Conceitos
A cinemática (do grego kynes: movimento), é a parte da Mecânica que estuda os movimentos. Como os movimentos são relativos, a descrição de cada um depende da referencial que estejamos utilizando.
a) Referencial
Chamamos de referencial qualquer corpo escolhido como referência, em relação ao qual serão descritas as posições de outros corpos. Normalmente, fixamos no referencial um sistema de coordenadas para melhor localizar as posições.
Referencial Inercial
–
é aquele que encontra-se em repouso ou movimenta-se com velocidade constante em relação ao corpo em estudo.
Referencial Acelerado – apresenta aceleração constante não nula em relação ao corpo em estudo.
b) Repouso e Movimento
Os conceitos de repouso e de movimento são sempre relativos a um referencial.
Um corpo está em repouso, em relação à um referencial quando sua posição permanece inalterada no decorrer do tempo e, está em movimento quando sua posição modifica-se no decorrer do tempo.
c) Trajetória
A trajetória é o conjunto de todas as possíveis posições de um corpo em movimento, ou seja, é o formato do percurso do móvel.
Esse percurso pode ser curvilíneo ou retilíneo, mas convém lembrar que a forma da trajetória tambem é um conceito relativo, pois depende do referencial do qual se está observando.
Exemplo: A trajetória de um chiclete preso ao pneu de um carro em movimento em duas situações:
i) em relação ao eixo da roda e ii) em relação ao solo.
Sobre uma trajetória define-se o ponto de partida do móvel em estudo e uma orientação — positiva ou negativa. O ponto de partida é denominado origem dos espaços ou simplesmente, origem. A orientação +/- é arbitrada pelo observador e serve para indicar o sentido no qual o móvel se desloca. Assim, se o móvel se deslocar no sentido positivo da trajetória, o movimento é dito progressivo e se for no sentido negativo, o movimento é chamado retrógrado.
d) Ponto