Fisica
Gerador elétrico é um dispositivo que fornece energia às cargas elétricas elementares, para que essa se mantenha circulando. Em outros termos, o gerador elétrico mantém a d.d.p. entre os pontos do circuito, para que a corrente elétrica circule. O gerador obtém a energia elétrica fornecida às cargas a partir de outras formas de energia. Então podemos definir:
Gerador elétrico é um dispositivo que converte em energia elétrica outras formas de energia.
Há vários tipos de geradores, conforme o tipo de energia que é convertida em energia elétrica. As pilhas comuns de lanterna (pilhas secas) e as baterias de automóvel são exemplos de geradores químicos, pois transformam energia química em energia elétrica. Nas usinas hidrelétricas temos geradores mencânicos, que convertem em energia elétrica a energia mecânica de uma queda-d’àgua. As usinas nucleares podem ser classificadas ser classificadas como geradores nucleares, pois nestes a energia nuclear é convertida em energia elétrica.
Nas pilhas secas distinguimos três partes: o cilindro de carvão (1), a mistura quimica (2) e o invólucro de zinco (3), que constitui o corpo interno da pilha. Em virtude das reações químicas que ocorrem no interior da pilha, durante a condução da corrente, o cilindro de carvão passa a apresentar falta de elétrons, constituindo o pólo positivo, e o invólucro de zinco, excesso de elétrons, sendo o pólo negativo. Entre os pólos positivo e negativo estabelece-se uma d.d.p. de 1,5 V.
Supondo serem positivas as cargas elétricas que constituem a corrente elétrica, o deslocamento no circuito externo ao gerador ocorre dos pontos de maior potencial para os pontos de menor potencial: portanto, no sentido da corrente elétrica há uma queda de potencial no circuito externo do gerador. No interior do gerador, tudo se passa como se as cargas, ao receberem energia, se deslocassem dos pontos de menor potencial para os pontos de maior potencial no interior do gerador.