Fisica
1ª lei
A primeira lei do movimento de Newton afirma que, na ausência de forças, um corpo permanece em repouso ou em movimento uniforme ao longo de uma linha reta. Uma descoberta fenomenal: as coisas movimentam-se pelo espaço sideral por que nada as detém. Se um corpo se encontra inicialmente em repouso, ele continua em repouso. Se em movimento retilíneo uniforme, ele continua em movimento retilíneo uniforme, para sempre. Não existe um "parar naturalmente". Com isto, ele conseguiu não só explicar o movimento dos corpos na terra, mas também dos corpos celestes. Muitas pessoas pensam como Aristóteles: que o repouso é o estado natural de um corpo e o "parar naturalmente" o levará mais cedo ou mais tarde a este estado. Isso ocorre por que vivemos num mundo cheio de forças: atrito, resistência do ar, gravidade, enfim, forças da natureza.
É necessário uma força para que um corpo inicie, aumente, diminua ou pare o seu movimento.
A 1ª lei de Newton, ou lei da inércia pode então ser definida por:
"Qualquer corpo permanece no estado de repouso ou de movimento retilíneo uniforme se a resultante das forças que atuam sobre esse corpo for nula".
Assim, se o corpo estiver em repouso continuará em repouso; se estiver em movimento, continuará o seu movimento em linha reta e com velocidade constante.
Experiências que comprovem a primeira lei de Newton
O passeio a cavalo é um exemplo prático e é um exemplo no qual as pessoas estão familiarizadas Imaginemos um passeio a cavalo, o cavalo assustasse e trava bruscamente. O que acontece? A pessoa que ia em cima do cavalo cai. Este fato é explicado através da primeira lei de Newton, pois o cavalo pára, e segundo a lei, um corpo só diminui a velocidade se atuar sobre ele uma força; e como a força só atua no cavalo, a pessoa continua o movimento que estava a ter, mas desta vez sem o cavalo, segundo a primeira lei de Newton, um corpo continua o seu movimento constante retilíneo caso não lhe