FISICA
Física – Prof. Suintila – 3º ano D
Romanti Ezer – Nº 31
Bruno Lopes – Nº 40
Bruno Valim – Nº 38
Eficiência energética nos equipamentos elétricos E o significado dos selos de eficiência energética do PROCEL.
Campo Grande – MS
Maio 2014
Introdução
Neste trabalho iremos falar da eficiência energética nos equipamentos elétricos que em um breve resumo podemos dizer que seria a economia de energia que estes equipamentos têm. Já sobre o selo ele serve para mostrar aos consumidores que aquele produto vai gastar uma energia menor, assim contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e para a redução de impactos ambientais.
Eficiência energética nos equipamentos elétricos?
A eficiência energética consiste em obter o melhor desempenho na produção de um serviço com o menor gasto de energia. Como exemplo de ação, está à modernização de equipamentos e processos no sentido de reduzirem seu consumo. Os programas voltados para o consumo consciente também contribuem para a economia. Boa parte da energia é usada nos produtos que temos especialmente os feitos de materiais como papel, alumínio, vidro e aço. Ou seja, ações de reuso e reciclagem também economizam energia. Da mesma forma, a energia é utilizada no bombeamento da água, que, se poupada, diminui o consumo energético.
Como um exemplo de eficiência energética nos equipamentos elétricos seria a lâmpada: o objetivo da lâmpada é produzir luz, portanto toda a energia utilizada pela lâmpada deveria ser transformada em energia luminosa para que tivéssemos uma eficiência energética de 100%; porem, uma lâmpada incandescente possui uma eficiência de 8%, o que significa que apenas 8% da energia elétrica que ela consome são transformadas em energia luminosa (luz), e o restante, 92%, é perdido em forma de calor. Já a lâmpada fluorescente possui uma eficiência de 32%, significando que 68% da energia que ela consome são perdidas em forma de calor. Parece pouco, mas já representa uma grande