fisica
E
R
P
EX
N
O
SI
O
M
IS
O expressionismo surgiu na Alemanha, no início do século XX. É um movimento artístico que procura a expressão dos sentimentos e das emoções do pintor, não tanto a representação objetiva da realidade.
O expressionismo começa com um período preliminar e está representado pelo artista norueguês Edvard Munch (autor de O Grito) e pelo belga Ensor.
O quadro, pintado em tons pasteis, apresenta uma pessoa com um ar desesperado, com as mãos agarradas ao rosto, enquanto atravessa uma ponte. Ao fundo, vê-se duas figuras caminhando, um barco e um horizonte formado por cores garridas. Paul Gauguin
Suas primeiras obras tentavam captar a simplicidade da vida no campo, algo que ele consegue com a aplicação arbitrária das cores, em oposição a qualquer naturalismo, como demonstra o seu famoso Cristo Amarelo. As cores se estendem planas e puras sobre a superfície, quase decorativamente. Obra Destacada:
Jovens Taitianas com
Flores de Manga
Paul Cezanne
Sua tendência foi converter os elementos naturais em figuras geométricas - como cilindros, cones e esferas - acentua-se cada vez mais, de tal forma que se torna impossível para ele recriar a realidade segundo “impressões” captadas pelos sentidos.
Obras Destacadas: Castelo de Médan e Madame
Cézanne
Vicent Van Gogh
empenhou profundamente em recriar a beleza dos seres humanos e da natureza através da cor, que para ele era o elemento fundamental da pintura. Foi uma pessoa solitária.
Interessou-se pelo trabalho de Gauguim, principalmente pela sua decisão de simplificar as formas dos seres, reduzir os efeitos de luz e usar zonas de cores bem definidas.