fisica
LABORATÓRIO DE FÍSICA
TROCA DE CALOR
1. OBJETIVO
Definir o calor específico de substâncias e a troca de calor que ocorre entre elas, a partir do uso do calorímetro, assim como a determinação da capacidade térmica do mesmo.
2. INTRODUÇÃO
Calor é definido como uma energia que flui entre sistemas devido à diferença de temperatura entre eles.
Quando um corpo A tem uma determinada temperatura e essa é maior que a temperatura do corpo B, há troca de calor até que ocorra o equilíbrio térmico. Figura 1 – Equilíbrio térmico.
As quantidades de calor dos corpos estão precisamente ligadas as suas temperaturas e suas massas.
Quando dois corpos estão em perfeitamente isolados e há a troca de calor e Q do corpo A for igual a Q do corpo B. A soma das transferências internas de calor é zero.
Logo num sistema com uma substância quente, uma fria e um calorímetro. Tem-se:
O calorímetro é um instrumento isolado termicamente, usado para medir quantidade de calor de substâncias e que determina o calor especifico das mesmas. Para saber o equivalente do calorímetro em água, usa-se:
Figura 1 – Esquema do calorímetro.
3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Materiais:
1 calorímetro
1 termômetro
1 béquer
1balança
1 cilindro de alumínio
1 recipiente
Primeiramente, mede-se 200g de água fria em um béquer e depois deve se colocar essa água no calorímetro e medir sua temperatura inicial. Logo após, deixa-se a água no calorímetro para que a mesma aqueça até uma temperatura entre 70° e 80°C, após anota-se esta temperatura e acrescenta-se 200g de água fria no calorímetro, essa mistura deve ser agitada rapidamente, para que aja troca de calor e se possa medir a temperatura de equilíbrio. No segundo experimento despeja-se o conteúdo