Fisica
Física Experimental II – Engenharia de Alimentos – Professor Responsável: Vágner Ricardo de Araújo Pereira
Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos
Resumo. Neste experimento foram aplicadas várias variáveis com intuito de estudar quais influenciam no período (T) do pendulo simples, as variáveis utilizadas foram a massa, gravidade, ângulo e comprimento do fio. Para estudar a influência de cada variável foi necessário trabalharmos uma por uma, alternando seus valores, enquanto deixamos outras fixas.
Introdução
Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora causada pela gravidade.
Figura 1: Pendulo Simples.
Quando afastamos a massa da posição de repouso, formando um ângulo , e a soltamos, o pêndulo realiza oscilações. Ao desconsiderarmos a resistência do ar, as únicas forças que atuam sobre o pêndulo são a tensão com o fio e o peso da massa m.
Figura 2: Ação das forças no Pendulo Simples.
A equação que expressa o período (T) pelo pendulo simples e dada por:
, onde T: período dado em segundos; : comprimento do fio em metros; g: gravidade em m/s².
Procedimento Experimental
Este experimento foi divido em quatro etapas, as quais cada uma foi estudada uma variável específica visando avaliar a influência das variáveis no pendulo simples. * Etapa 1: Na primeira etapa analisamos a influência do comprimento do fio () no período do pendulo, para isso alternamos os valores do comprimento do fio e calculamos o período através de dez ensaios e depois fazendo uma média aritmética do resultado obtemos o período (T) do experimento. * Etapa 2: Na segunda etapa analisamos a influência da massa do corpo (m) no período, para isso alteramos os