fisica
O vidro é um material sólido, homogêneo e inorgânico, que se obtém por arrefecimento rápido de uma massa em fusão. A indústria vidreira dedica-se, especialmente, a dois tipos de vidros: em maioria encontram-se os vidros de silicatos (SLSG) e, em menor escala, os denominados vidros de boro-silicato (BSG).
Historia do vidro
O vidro começou a ser utilizado pelo homem desde a pré-história há cerca de 75.000 anos atrás.
Com o uso da Obsidiana , um vidro natural originado das rochas vulcânicas.
Era um material para a fabricação de facas e pontas de lança. Porém a história preferida dos vidraceiros , está escrito no livro de Plínio , “ História Naturalles.
Conta-se que mercadores físicos precisavam fazer alguns consertos no navio , então decidiram ancorar em uma ilha no a Mar Mediterrâneo.
Ao anoitecer os mercadores acenderam uma fogueira na areia da praia e para proteger o fogo do vento e apoiar suas panelas para o cozimento, utilizaram blocos de Natrão ou salitre, fonte natural de carbonato de sódio, (Na2CO2), usados na fabricação de vidros até hoje. Na manhã seguinte os mercadores haviam observado pedaços brilhantes na areia junto á fogueira. Estava descoberto com vidro.
Matéria Prima
Sílica (SiO2): matéria-prima básica (areia) com a função vitrificante;
Sódio (Na2SO4): atua como um fundente, reduz a temperatura do forno necessária para derreter a sílica, reduzindo assim, a energia necessária para produzir o vidro;
Cálcio (CaO): proporciona estabilidade ao vidro contra ataques de agentes atmosféricos.
Magnésio (MgO): garante resistência ao vidro para suportar mudanças bruscas de temperatura e aumenta a resistência mecânica;
Alumina (Al2O3): aumenta a resistência mecânica;
Potássio (K2O): aumenta a resistência mecânica.
Elaboração do Vidro
A fusão, durante a qual as matérias primas são fundidas a temperaturas próximas dos 1.600°C.
A afinação, durante a qual o vidro fundido é tornado homogêneo e liberto de bolhas gasosas.
O