fisica
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Laboratório de Física experimental 1 – B1
Samara Morimoto Fernandes
Guarulhos
2014
Samara Morimoto Fernandes RA. 2012058978
Laboratório de Física Experimental 1 – B1
Experiência realizada no laboratório de física, apresentado como parte dos requisitos necessários à B1 na disciplina de Física Experimental do Curso de Engenharia Civil. Professor:
Guarulhos
Universidade Guarulhos
2014
Índice
Introdução
Desenvolvimento
Resultados e cálculos
Objetivo
Conclusão
Bibliografia
Introdução
Elementos do paquímetro
1: encostos, 2: orelhas, 3: haste de profundidade, 4: escala inferior (graduada em mm), 5: escala superior (graduada em polegadas), 6: nônio ou vernier inferior (mm), 7: nônio ou vernier superior (polegada), 8: trava.
Este desenho foi tirado na UnG digital da materia de aula dada 09/09/2014
O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor.
O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado à escala e o outro ao cursor.
Com um paquímetro podemos medir diversos objetos, tais como: parafusos, porcas, tubos, entre outros.
Sobre o π, foi pesquisado no site Wikipédia, ás 22:14, no domingo no dia 14/09/2014
Na matemática, é uma proporção numérica originada da relação entre as grandezas do perímetro de uma circunferência e seu diâmetro; por outras palavras, se uma circunferência tem perímetro e diâmetro , então aquele número é igual a . É representado pela letra grega π. A letra grega π (lê-se: pi), foi adotada para o número a partir da palavra grega para perímetro, provavelmente por William Jones em 1706, e popularizada por Leonhard Euler alguns anos mais tarde. Outros nomes para esta constante são constante