FISICA
DEDUÇÃO DA LEI DE HOOKE GENERALIZADA:
Dedução da lei de Hooke generalizada para materiais isotrópicos de comportamento linear e elástico. As constantes elásticas E, G e . Os dois parâmetros que determinam o comportamento reológico. O módulo de compressibilidade volumétrica. Os limites superior e inferior do coeficiente de Poisson.
A lei de Hooke generalizada em materiais monotrópicos. Os cinco parâmetros que determinam o comportamento reológico dos materiais monotrópicos lineares e elásticos.
A lei de Hooke generalizada em materiais ortotrópicos. Os nove parâmetros que determinam o comportamento relógico.
A lei constitutiva de materiais isotrópicos com comportamento visco-elástico linear.
A lei constitutiva de um líquido Newtoniano. A analogia entre o escoamento de um fluido viscoso e o comportamento elástico linear de um sólido.
TEORIA DE FLEXÃO + DEFLEXÃO DE VIGAS:
Flexão é um esforço físico onde a deformação ocorre perpendicularmente ao eixo do corpo, paralelamente à força atuante.
A linha que une o centro de gravidade de todas as seções transversais constitui-se no eixo longitudinal da peça, e o mesmo está submetido a cargas perpendiculares ao seu eixo. Este elemento desenvolve em suas seções transversais o qual gera momento fletor.
O momento fletor representa a soma algébrica dos momentos relativas a seção YX, contidos no eixo da peça, gerados por cargas aplicadas transversalmente ao eixo longitudinal. Produzindo esforço que tende a curvar o eixo longitudinal, provocando tensões normais de tração e compressão na estrutura.
Em engenharia se denomina flexão ao tipo de deformação que presenta um elemento estrutural alongado em uma direção perpendicular a seu eixo longitudinal. O termo "alongado" se aplica quando uma dimensão que é dominante frente às outras. Um caso típico são as vigas, as que estão projetadas para trabalhar, principalmente, por flexão. Igualmente, o conceito de flexão se estende