Fisica
As leis de gás foram criadas no final do século XVIII, quando os cientistas começaram a perceber que nas relações entre a pressão, o volume e a temperatura de uma amostra de gás pode ser obtida uma fórmula que seria válida para todos os gases. Onde i representa o estado inicial e f o estado final do gás.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Leis_dos_gases
EQUAÇÃO DE CLAPEYRON
A equação desenvolvida por Émile Clapeyron relaciona as três variáveis de estado (pressão, volume e temperatura) com a quantidade de partículas (número de mols) que compõe um gás.
Onde: p=pressão; V=volume; n= nº de mols do gás. cujo valor pode ser determinado a partir da razão entre a massa do gás e a massa molar do mesmo: n = m/M
R=constante universal dos gases perfeitos, cujo valor pode ser escrito das seguintes formas:
R = 8,31 Joule/ (mol.K)
R = 0,082 atm . l / (mol . K)
T=temperatura absoluta. que deve ser medida em uma escala termométrica absoluta (Kelvin).
Como por exeplo: Determinar o número de mols de um gás que ocupa volume de 90 litros. Este gás está a uma pressão de 2 atm e a uma temperatura de 100K. (Dado: R = 0,082 atm.L/mol.K)
Substituindo os valores dados na equação... p . V = n . R. T
2. 90 = n. 0,082. 100
180 = n. 8,2 n = 180 / 8,2 n = 21,95 mols http://www.brasilescola.com/fisica/a-equacao-clapeyron.htm http://exercicios.brasilescola.com/exercicios-fisica/exercicios-sobre-equacao-clapeyron.htm#resposta-1847
TEORIA CINETICA DOS GASES.
A teoria Cinética dos gases foi sintetizada com o intuito de explicar as propriedades e o comportamento interno dos gases.
A teoria cinética dos gases se baseia em quatro postulados:
1 – o gás é formado por moléculas que se encontram em movimento desordenado e permanente. Cada molécula pode ter velocidade diferente das demais.
2 – cada molécula do gás interage com as outras somente por meio de colisões (forças normais de contato). A única energia das moléculas é a energia cinética.
3 –