Fisica
Discutir interações magnéticas e valorizar atividades práticas e investigativas.
2. Procedimento usado
Primeiramente coloca-se um fio condutor retilíneo ligado a uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não haja fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha paralelamente abaixo do fio.
Fechando-se a chave veremos que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente veremos que a agulha irá girar para o sentido oposto. Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo o sentido depende do sentido da corrente.
3. Material
Uma bússola simples, que pode ser adquirida em lojas de presentes.Várias pilhas de 1,5 Volts.Várias resistências, de preferência de 1 Ohm cada.Cerca de dois metros de fio de cobre bem fino.Suporte para as pilhas e resistências - que você deve construir.
4. Conclusão
Este trabalho mostra que é possível reproduzir todas as experiências realizadas por Oersted em seu histórico trabalho utilizando materiais de baixo custo. Com isto se enriquecem bastante as aulas de eletromagnetismo já que os alunos terão oportunidade de visualizar os fenômenos em sala de aula, além de poderem acompanhar a descrição dos efeitos com as próprias palavras de Oersted. Com isto, a exposição do trabalho de Oersted fica enriquecida, avivando o interesse dos alunos pela história do eletromagnetismo. Além disso, os fenômenos são apreendidos de uma maneira mais palpável e com um efeito mais duradouro.
5. Campos de aplicação do experimento
. Eletroímã
. Galvanômetro
. Disjuntor
. Motores elétricos
6. Referências Bibliográficas
Sampaio/Calçada – Física, volume único – 2ªedição – São Paulo, 2005. Atual Editora.
GASPAR,Alberto –