Fisica
Instituto de Física
Departamento de Física do Estado Sólido
Física Geral e Experimental IV (FIS 124) Laboratório – P07
Auto-Indutância e Constante de Tempo de Circuitos RC e RL
Victor Marchesini Ferreira
Carolina Rodrigues dos Santos
INTRODUÇÃO
Neste experimento estudaremos a interferência de microondas e mediremos o seu comprimento através de diversos métodos. São eles: ondas estascionárias, espelho de Lloyd, interferômetro de filme fino e interferômetro de Michelson. A partir desse comprimento de onda obtido, poderemos medir a separação entre duas fendas através do experimento da dupla fenda de Young. RESUMO DA TEORIA
- Ondas Eletromagnéticas
A interação eletromagnética pode ser descrita a partir de dois campos vetoriais, o campo elétrico E e o campo magnético B, de modo que uma carga na presença destes campos sofre a ação de uma força F = q(E + v x B). As fontes dos campos E e B são cargas e correntes elétricas, respectivamente; conhecendo-se as cargas, suas posições e velocidades, os campos E e B podem ser determinados. Inversamente, conhecendo-se os campos E e B em todo o espaço as fontes e suas localizações também podem ser determinadas.
Para satisfazer, simultaneamente, as equações de Maxwell e a equação de onda, os campos devem oscilar perpendicularmente à direção de propagação e devem ser mutuamente perpendiculares, de modo que o produto vetorial (E x B) indica a direção de propagação. Uma solução possível é:
onde Eo e Bo = Eo/c são as amplitudes dos campos, k=2π/λ (λ é o comprimento de onda, período espacial), ω= 2 π /T( T é o período temporal da onda), φ é uma constante de fase, i e j são vetores unitários nas direções x e y.
- Interferência de ondas Eletromagnéticas Um fenômeno característico dos processos ondulatórios é a interferência, sendo observada para qualquer tipo de onda. A