fisica
TURMA 27
RELATORIO 2
GERADORES
UBERABA
2014
BRUNA TORRES LEAL
GERADORES
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba como parte das exigências da disciplina Fenômenos Físicos e Químicos e suas Aplicações III do 4º Período/2014 do Curso de Engenharia Civil.
Prof. Luciano
UBERABA 2014
Introdução Teórica Um gerador de Van de Graaff é uma máquina eletrostática, empregada em física nuclear para produzir as tensões muito elevadas necessárias em aceleradores de partículas. O gerador básico com excitação por atrito é composto por uma correia de material isolante, dois roletes, uma cúpula de descarga, um motor, duas escovas ou pentes metálicos e uma coluna de apoio. Os materiais mais usados na correia são o acrílico ou o PVC.
Gaiola de Faraday foi um experimento para demonstrar que uma superfície condutora eletrizada possui campo elétrico nulo em seu interior dado que as cargas se distribuem de forma homogênea na parte mais externa da superfície condutora (o que é fácil de provar com a Lei de Gauss), como exemplo pode citar o Gerador de Van de Graaff. A blindagem eletrostática também ficou conhecida por gaiola de Faraday e esse efeito é muito utilizado em nosso dia a dia. Como exemplo pode citar os carros e aviões, que atuam como gaiolas de Faraday, nos protegendo caso sejamos atingidos por uma descarga elétrica. Poder das pontas é a capacidade dos corpos eletrizados de se descarregarem pelas pontas, ou seja, a facilidade que as cargas elétricas terão para entrar e para sair por lugares pontiagudos. Vento Elétrico consiste em uma vela localizada entre os terminais ou polos de um gerador eletrostático. As cargas positivas, atraem intensamente os elétrons das partículas de ar vizinhas. Alguns se desprendem, de modo a ficarem carregadas positivamente. Partículas de cargas opostas se atraem, arrastando consigo