Fisica
Primeiramente ao falar de temperatura e calor é importante fazer uma distinção entre calor e temperatura, já que à primeira vista parece se tratar do mesmo assunto.
Convivemos com os conceitos de calor e temperatura no nosso dia a dia. São muitas as situações que envolvem calor ou frio em nossa vida. Sobre este assunto é importante saber fazer a diferença entre calor e temperatura, saber o que é sensação térmica, e como acontece a propagação do calor.
E todos esses fatos serão esclarecidos no texto a seguir:
Desenvolvimento:
Temperatura é a sensação física que nos produz um corpo quando entramos em contato com ele. Pode ser entendida como a medida do grau de quentura ou frialdade de um corpo, ou seja, é uma medida da energia cinética molecular média de um corpo. Calor é a energia que flui entre um sistema e sua vizinhança em virtude de uma diferença de temperatura entre eles.
A Termodinâmica explica as principais propriedades da matéria e a correlação entre estas propriedades e a mecânica dos átomos e moléculas.
A termodinâmica trata das transformações da matéria nos seus quatro estados. Sistema Termodinâmico : Uma certa porção de matéria, suficientemente extensa para poder ser descrita por parâmetros macroscópicos, contida num recipiente. Vizinhança do sistema: Aquilo que é exterior ao sistema e com o qual o sistema pode, eventualmente, trocar energia e/ou matéria.
Fronteira: Superfície fechada, real (uma parede, uma membrana, etc) ou abstracta (imaginada por nós), que separa o sistema da sua vizinhança.
Termômetros e escalas de temperatura:
Escalas de temperatura mais usadas Celsius, Kelvin e Fahrenheit.
A Escala Celsius:
Contruida em 1742, pelo físico e astrônomo sueco Anders Celsius, que adotou para o ponto de fusão de gelo o valor 0 (zero) e para o ponto de ebulição da água o valor 100 (cem). Dividiu-se o intervalo obtido entre os pontos fixos em cem partes iguais, em que cada parte corresponde à uma