Fisica
ALEX FERRAZ SANTOS DA SILVA
ANDERSON CORDEIRO ANDRADE
ANGÉLICA MATOS LEANDRO
LUCAS SIMÕES MAGALHÃES
PALOMA DE ANDRADE BATISTA
Pesquisa das Grandezas Fundamentais
Grupo Educacional Drummond
São Paulo
2014
Grandezas Fundamentais da Física
Temperatura Termodinâmica – K
A definição da unidade de temperatura termodinâmica foi dada pela 10ª CGPM, que escolheu o ponto triplo da água como ponto fixo fundamental, atribuindo-lhe a temperatura de 273,16 K por definição. A 13ª CGPM adotou o nome kelvin, símbolo K, ao invés de “grau kelvin”, símbolo oK, e definiu a unidade de temperatura termodinâmica.
O kelvin, unidade de temperatura termodinâmica, é a fração 1/273, 16 da temperatura termodinâmica do ponto triplo da água.
Disto resulta que a temperatura termodinâmica do ponto triplo da água é exatamente 273,16 kelvins.
Essa definição se refere à água com a composição isotópica definida exatamente pelas relações das seguintes quantidades de substância: 0,000 155 76 mol de 2H por mol 1H2 0,0003799 mol de 17O por mol de 16O e 0,0020052 mol de 18O por mol 16O.
Em virtude da maneira como as escalas de temperatura costumam ser definidas, permanece a prática habitual de exprimir a temperatura termodinâmica, símbolo T, em função de sua diferença em relação á temperatura de referência TO= 273,15 K, o ponto de solidificação da água. Essa diferença de temperatura é chamada de temperatura Celsius, símbolo t, que é definida pela equação entra as grandezas. t = T - TO
A unidade de temperatura Celsius é o grau Celsius, símbolo °C, igual á unidade Kelvin, por definição. Um intervalo ou uma diferença de temperatura pode ser expresso tanto em Kelvins quanto em graus Celsius, o valor numérico de uma temperatura Celsius expressa em graus Celsius está relacionado ao valor numérico da temperatura termodinâmica expresso em Kelvins pela relação: t/°C= T/K – 273,15
O Kelvin e o grau Celsius também são as unidades da