FISICA
Neste trabalho foram abordados termos para se obter valores de um resiresistor pela resistência elétrica definida, com a capacidade que um corpo tem de se opor a passagem da corrente elétrica mesmo quando existe uma diferença de potencial nas extremidades de vários condutores.
As intensidades das correntes resultantes são em geral diferentes umas das outras, mostrando que uns condutores oferecem maior resistência a passagem da corrente do que os outros.
Introdução
A resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica quando passa por um condutor de eletricidade, mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada.
Já os resistores são elementos de circuito que consomem energia elétrica, convertendo-a integralmente em energia térmica, geralmente estes resistores são utilizados em equipamentos eletrônicos. A conversão de energia elétrica em energia térmica é chamada de Efeito Joule.
Por tanto, serão mostradas aqui, as maneiras utilizadas para se determinar o valor de resistência elétrica de um resistor e de dispositivos e materiais, por meio do conhecimento da tensão e da corrente, os quais obedecerão a lei de Ohm.
Este trabalho tem como objetivo determinar a resistência elétrica de dois resistores, e suas respectivas incertezas por meio de três maneiras distintas, consultando o código de cores; utilizando o ohmímetro de um multímetro digital e calculando a resistência com base na equação 1
Metodologia
Materiais
• 2 Resistores de diferentes valores (100 e 200 ohms)
• 2 Multímetros
• 1 Fonte de tensão Variável
• Placa para montagem de circuito
• 4 Cabos banana/jacaré
Métodos O experimento consistiu o método do comportamento dos resistores, variou-se a tensão de 0,5 em 0,5V, partindo do 0 até 6V. E a partir desse fato, observar o comportamento da corrente elétrica que por eles passam.
A montagem do circuito é de forma bem simples e prática, inicialmente, os dois resistores foram