fisica
A Modelagem do trabalho significa o modo como o trabalho operacional deverá ser atribuído às pessoas e realizado em cada unidade organizacional, independentemente de ser departamento ou divisão. 1.1 Desenho de cargos e tarefas
As primeiras concepções sobre a estruturação das tarefas partiram dos seguintes princípios: toda pessoa pode desempenhá-las de “uma melhor maneira”.
Cargo é a composição de todas as atividades desempenhadas por uma pessoa, que podem ser visualizadas como um todo unificado e ocupam uma posição formal no organograma. Um cargo é uma unidade da organização que consiste em um grupo de deveres e responsabilidade que o tornam separado e distinto dos outros cargos.
Os deveres e responsabilidade de um cargo são atribuídos ao ocupante que desempenha o cargo e proporcionam os meios pelos quais cada pessoa pode contribuir para o alcance dos objetivos. O desenho de cargo é a especialização do conteúdo, dos métodos e relação de cargos, a fim de satisfazer requisitos tecnológicos, organizacionais, sociais e pessoais. O desenho dos cargos e das tarefas – assim como o desenho organizacional ou departamental. Os cargos e as tarefas – bem como as unidades e os departamentos – constituem os meios pelos qual a empresa utiliza os recursos para alcançar seus objetivos por meio de determinadas estratégias.
O desenho de cargo é tão antigo quanto o próprio trabalho, somente no final da era da indústria e justamente no inicio da era da informação é que o trabalho humano começou a receber uma nova conceituação e ganhar novos contornos e aberturas. Exemplo de um organograma:
1.2 Conceito de papel
Um papel é conjunto de atividades ou comportamentos solicitados de um ocupante de cargo. Os requisitos de um papel podem ser óbvios para o individuo em face do seu conhecimento da tarefa ou