fisica
A experiência de Millikan foi um aperfeiçoamento de outros métodos desenvolvidos anteriormente por Townsend, Wilson e Thomson. Consistia do estudo de gotas eletrificadas sob ação da gravidade e sob um campo elétrico. As diferenças fundamentais introduzidas por Millikan foram o uso de gotas de óleo ao invés de água (para minimizar o erro causado pela evaporação desta), o uso de um borrifador para criar essas gotas e carregá-las por atrito e a observação dos tempos de subida e descida (em uma distância conhecida) sob ação de um campo elétrico para a mesma gota .
O objetivo da experiência foi determinar o valor da carga elétrica elementar, através do estudo do movimento de gotas de óleo eletrificadas sob ação de um campo elétrico. As forças envolvidas são as seguintes: força peso, força devido a empuxo do ar sobre a gota de óleo, força de atrito viscoso dada pela Lei de Stokes e a força elétrica. O procedimento experimental consistiu em utilizar uma câmera de vídeo digital para filmar o movimento das gotas e, utilizando um software de análise de imagem, determina suas velocidades de subida e descida A diferença entre as velocidades é proporcional à carga da gota. Encontrando a carga q de cada gota estudada, a carga elementar foi determinada através do uso de histogramas dos dados de toda a classe, e o valor encontrado de 4.81(12)[ues 10-10] se mostrou dentro do valor tabelado.
As forças envolvidas na experiência de Millikan para a determinação de e são a Força Peso (devido à massa da gota), o Empuxo (devido ao fato da gota estar imersa em um fluido (ar), a Força de Atrito Viscoso, determinada pela Lei de Stokes e a Força Elétrica entre placas de um capacitor.