Fisica
Daniel Gabriel Fahrenheit (1686-1736) foi um físico alemão. Inventou o termômetro por dilatação do mercúrio e a escala Fahrenheit. A técnica que adotou para criar o termômetro de mercúrio é a mesma usada até hoje. A criação do termômetro é atribuída a Galileu, porém muitos outros foram criados mas o primeiro a superar todas as dificuldades de precisão foi a invenção de Fahrenheit.
Daniel Gabriel Fahrenheit 1686-1736) nasceu na cidade alemã de Danzig, hoje Gdansk na Polônia, no dia 24 de maio de 1686. Filho do mercador Daniel Fahrenheit e de Concórdia Fahrenheit, foi o mais novo dos cinco filhos do casal. Foi educado para trabalhar no comércio e viajou pela Grã-Bretanha e pelos Países Baixos.
Estudou e trabalhou em Amsterdã, onde despertou seu interesse pela química. Conheceu o físico holandês Willen Jacob's Gravesande e sob sua orientação abandonou o comércio e dedicou-se à física experimental, em especial a fabricação de termômetros, barômetros, higrômetros e aerômetros aperfeiçoando as técnicas de fabricação para obter leituras mais precisas.
Fahrenheit inventou o termômetro a álcool em 1709, e em 1714 criou o termômetro de mercúrio Em 1724 criou a escala Fahrenheit, cujo símbolo é ºF. Nessa nova escala uniforme de leitura de temperatura o ponto de fusão da água é de 32 ºF e o ponto de ebulição é de 212 ºF. Uma diferença de 1,8 graus Fahrenheit equivale a de 1ºC.
Fahrenheit tornou-se um cientista notável e em 1724 ingressou como Membro da Royal Society. Faleceu por intoxicação de mercúrio, no dia 16 de setembro de 1736, em Haia.
Ole Christensen Rømer (Aarhus, 25 de setembro de 1644 — Copenhaga, 19 de setembro de 1710) foi um astrónomodinamarquês.
Rømer nasceu em 25 de setembro de 1644 em Århus, filho de um comerciante e capitão, Christen Pedersen, e Anna Olufsdatter Storm, filha de um vereador. Seu pai passou a usar o nome Rømer, o que significa que ele era da ilha dinamarquesa de Rømø para se distinguir de um par