Fisica
Considerado o livro de divulgação científica, mais conhecido por pessoas ligadas à física.
Como o título do livro sugere, em sua abordagem propõe-se tratar de toda a evolução da física desde a ascensão do conceito mecânico até os conceitos presentes na relatividade constante da física moderna.
A apresentação é feita por meio de uma linguagem não rigorosa[1], induzindo o leitor ao desenvolvimento do raciocínio errônio, do ponto de vista conceitual, e um tanto rebuscada tornando a compreensão difícil ao leigo[2], o que nos sugere que o leitor tenha conhecimentos sobre física e filosofia e ainda desejável ser interessado para que acompanhe pacientemente, com cautela, o raciocínio dos autores, muito embora, haja esforços no sentido de minimizar tais dificuldades por meio de vários exemplos e experimentos. Cumpre-nos ressaltar que a linguagem não rigorosa é proposital como explicitado no Prefácio, momento em que os autores afirmam:
"Não escrevemos um livro didático de Física. Não se encontra aqui curso sistemático algum de fatos e teorias físicas elementares. A nossa intenção foi, antes, esboçar em traços largos, as tentativas da mente humana de encontrar uma conexão entre o mundo das idéias e o mundo dos fenômenos.”
Propositalmente, os autores interrompem um assunto dando início a outro para depois retomá-lo em momentos que julgam oportuno. Observa-se que o texto não trata de abordagens quantitativas permitindo ao leitor, um raciocínio conjunto com os autores ao longo da evolução das idéias da física. Como já implicitamente mencionado anteriormente, exige-se ao longo da leitura, a necessidade de se conhecer antecipadamente os conceitos básicos de física como um todo, mecânica, eletricidade,