Fisica
Dilatação térmica: é a agitação das moléculas e o afastamento das mesmas fazendo com que o corpo do objeto aumente de tamanho.
Um objeto sólido tem suas moléculas unidas, com o aquecimento e agitação delas,a temperatura aumenta e o objeto sofre dilatação causando expansão de seu corpo.
Aquecimento de um corpo foto 1: a esfera passa pelo anel; foto 2:aquecemos a esfera; foto 3:a esfer a aquecida dilatou e não passa pelo anel.
Dilatação linear
A dilatação térmica linear, ou simplesmente dilatação linear, ocorre em corpos em que o comprimento é a dimensão mais importante, como por exemplo, em cabos e vigas metálicas. Por esse motivo, quando sujeitos a variações de temperatura, corpos com esse formato sofrerão, principalmente, variações no comprimento. Essas variações estão diretamente relacionadas a três fatores:
1. O comprimento inicial do objeto (representada por L0);
2. O material de que ele é feito (representado por α);
3. A variação de temperatura sofrida por ele (representada por ΔT).
A partir desses três fatores, pode-se chegar a uma equação matemática que mostra como determinar a alteração de comprimento sofrida por um corpo devido a variações de temperatura, como se vê na figura a seguir, em que ΔL representa precisamente a alteração de comprimento:
Dilatações superficial e volumétrica
As dilatações superficial e volumétrica são aquelas em que prevalecem, respectivamente, variações de área e de volume. Os fatores que influenciam a dilatação térmica nesses casos são os mesmos da dilatação linear, ou seja: a dimensão inicial do material e a variação de temperatura.
Assim, as equações que determinam essas dilatações são muito semelhantes à equação da dilatação linear, como se pode ver no quadro abaixo. As constantes β e γ são os respectivos coeficientes de dilatação superficial e volumétrica.
É importante assinalar que os três coeficientes apresentados se relacionam quando se trata de um único material. Essa relação é