atividade PUR II
CAMPUS LARANJEIRAS
DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO
PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL II
ATIVIDADE 1 (25/04/2014)
1- Estes problemas urbanos identificados no texto referem-se apenas as pequenas cidades? Por quê?
Apesar disso, cidades maiores registram piores índices ambientais, tais como menor arborização e maior presença de esgoto a céu aberto e lixo acumulados nas ruas. Já as condições ambientais apresentaram desigualdades significativas. O acúmulo de lixo na região dos domicílios aumentava sua proporção na medida em que aumentava o tamanho do município de 20 mil a 1 milhão de habitantes. O esgoto a céu aberto apresentou uma oscilação em relação ao tamanho dos municípios, com o mais baixo percentual nos municípios com mais de 1 milhão de habitantes (7,8%) e o mais alto em municípios de 500 mil a 1 milhão de habitantes (14,3%). Nesse conjunto de características, a arborização também apresenta o maior índice (70,6%) nos menores municípios.
2- Quais são os principais problemas urbanos das cidades brasileiras?
Moradias precárias (favelas), transporte urbano (poluição do ar, os congestionamentos e as deficiências no transporte coletivo), lixo urbano.
3- E a sua cidade, quais destes problemas existem? Por quê?
- Descontinuidade: o lixo da cidade até piorou nas últimas décadas. Entretanto, a cidade melhorou consideravelmente sua estrutura no último século, mas que vão continuar existindo problemas básicos de infraestrutura enquanto não houver uma estratégia eficiente de políticas públicas. No Recife, não há um eixo de ações definido e continuado. Cada gestão faz o que quer. A visão imediatista e eleitoral infelizmente ainda está na nossa cultura política. Se conseguirmos implantar um modelo de gestão que tornem irreversíveis as mudanças iniciadas poderemos manter o planejamento de médio e longo prazos evitar a descontinuidade entre as gestões.
- Crescimento desordenado: A ocupação desordenada da