fisica
Este relatório contém experiências realizadas no laboratório de física. Foram feitos experimentos para a verificação experimental da segunda lei de Newton, coeficientes de atrito cinético e estático entre as superfícies e a obtenção experimental de uma lei quantitativa. Os objetivos específicos foram de verificar a relação entre força e aceleração e atrito e que todo corpo sofre uma deformação quando sofre a ação de uma força, além de aprender a manipular aparelhos que fazem a medição do tempo.
No experimento da segunda lei de Newton, os objetivos foram de verificar a relação entre a aceleração e a força aplicada a um corpo, verificar a relação entre a aceleração e a massa de um corpo sujeito a uma força constante e a validade da expressão da segunda lei de Newton.
Na prática experimental realizada sobre o atrito entre as superfícies, o objetivo foi determinar o coeficiente de atrito cinético e estático entre superfície.
E no experimento para obtenção de uma lei quantitativa, pretendeu-se relacionar as deformações sofridas por molas com forças aplicadas e a obtenção de coeficientes de elasticidade.
Na informática, utilizar as leis de Newton em aplicações para criar simulações da atuação das forças em corpos e também o desenvolvimento de softwares, para posteriormente máquinas utilizarem em aplicações reais, como por exemplo, teste de aderência de pneus com o asfalto, a supenção do carro, pois a suspensão do carro é uma mola que sofre pressão constante.
Em outras áreas, como a Engenharia no uso de elevadores e andaimes, temos que calcular a força que o elevador vai ter que carregar. Na construção de estradas, um engenheiro, ao projetá-la, decide que uma determinada curva, de com um determinado raio, deve ser construída inclinada, de modo que um carro, se deslocando com uma determinada velocidade, fosse capaz de percorrê-la para isso é considerado o atrito.
Fundamentação teórica Conceitos iniciais:
Tempo
A concepção comum de tempo