fisica
Formatação de gráficos e tabelas.
Os gráficos e tabelas do texto devem se encontrar centralizados no corpo da folha e apresentarem de forma clara e concisa os resultados. Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação deve aparecer na parte superior. Na parte inferior deve conter a fonte dos dados ou ilustrações (‘o/a autor/autora’, se original).
Tabela 1: Controle de gastos ao longo de 4 meses de um sujeito qualquer.
Mês Gasto (R$) Recebido (R$)
1 22,32 100,00
2 42,45 123,34
3 65,89 200,34
4 76,50 135,90
Total 207,16 559,58
Fonte: O Estado de São Paulo – 05 de fevereiro de 2014.
A Tabela 1 demonstra uma formatação típica para tabelas de dados. As tabelas devem possuir laterais abertas e o título de cada uma das colunas aparecer em negrito, e separados do restante por traços mais espessos.
O Gráfico 1, abaixo, apresenta uma formatação típica de gráficos utilizados em relatórios científicos, observe que suas laterais são fechadas e os pontos experimentais são claramente diferenciados do ajuste teórico realizado na curva.
Figura 1: Dados experimentais de posição versus tempo para o movimento de uma bolinha em meio viscoso. Fonte: o/a autor/autora.
A referência de gráficos e tabelas ao longo do texto deve ser enumerada e sequencial, o número contido na legenda deve corresponder ao número da figura ou tabela contida no texto.
Desenvolvimentos algébricos, como cálculos, auxiliam na compreensão dos resultados e, por isso, devem fazer parte das discussões.
No tocante às discussões, devem-se constar os cálculos, gráficos e as comparações com as previsões teóricas. Deve-se, inclusive, constar comentários acerca dos eventuais problemas detectados – sempre fisicamente justificados!
V - CONCLUSÃO(ÕES)
Relacione as informações obtidas com a teoria pesquisada, estudada e apresentada na “INTRODUÇÃO TEÓRICA”. As informações extraídas do experimento foram de acordo com a teoria? ATENÇÃO!