fisica
Questão 5- Leia os textos abaixo que são trechos retirados do livro “Quarto de despejo” de Carolina Maria de Jesus.
5 de junho... ...Mas eu já observei os nossos políticos. Para observa-los fui na Assembleia. A sucursal do Purgatório, porque a matriz é a sede do Serviço Social, no palácio do Governo. Foi lá que eu vi ranger os dentes. Vi os pobres sair chorando. [...] JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo. São Paulo: Editora Ática,2007,p.54.
5 de dezembro... [...] Hoje estou estreando um rádio. Troquei o rádio as 12. Ouvi os programas de tango. O Orlando ligou a luz. Agora tenho de pagar 75 cruzeiros por mês, porque ele cobra 25 por bico. JESUS, Carolina Maria. Quarto de despejo. São Paulo: Editora Ática,2007,p.143.
Podemos ver sem dificuldade nenhuma que os problemas sociais e políticos, dentre eles, desrespeitos a vários direitos dos cidadãos retratado pela autora em 1955, quando o diário começou a ser escrito, são os mesmos até hoje. Problemas como acesso a serviços básicos como iluminação pública e nas residências, devido ao descaso do poder público, levam aos moradores da favela a realizarem os famosos “gatos” na rede elétrica.
a) Discuta com os colegas e em seguida redija um pequeno texto sobre o que significa “fazer um gato” na rede elétrica e os fatores que levam muitos moradores das favelas a cometerem esse tipo de infração.
Resposta: Fazer um gato na rede elétrica significa desviar a energia elétrica consumida, com isso a pessoa fará o mesmo uso da energia, porém pagará uma quantidade muito menor, ou não paga nada por tal uso. Em poucas palavras, “fazer um gato” significa “roubar energia”, e isso é crime. Um dos lugares onde mais se encontram os “gatos” são as favelas. Isso ocorre devido ao fato de que muitas favelas não têm redes de energia elétrica oficiais, portanto recorrem a “gatos” para desviar energia. O governo também não investe na população “favelada”, não oferece recursos