fisica
Máquinas Térmicas
O termo máquina térmica em termodinâmica, se refere a sistemas que realizam conversão de calor ou de energia térmica em trabalho mecânico. Isso ocorre quando uma fonte de calor leva uma substância de trabalho de um estado de temperatura baixa para um estado de temperatura alta ou mais elevada. A substância de trabalho normalmente e o gás ou o vapor. As máquinas térmicas podem ser caracterizadas pelas suas potências especificas, que é dada por quilowatts (kW) ou em cavalo vapor (cv). Elas podem ter um rendimento, de uma maneira geral, a razão entre o trabalho total e o trabalho (ou calor) necessário para que ela funcione.
Existem vários tipos de máquinas térmicas, por exemplo:
O motor a combustão: é uma máquina que se relaciona aos automóveis, ele tem quatro fases, a primeira é aonde ocorre a mistura de gases , o ar e o combustível, essa mistura normalmente separa uma parte de combustível para cada 15 partes de ar. A segunda fase, e aonde o pistão sobe e comprime a mistura gasosa. A terceira fase, aonde ocorre uma faísca, onde faz que o gás entre em combustão. Na quarta fase, e aonde os gases que já foram queimados são expulsos dos cilindros, para recomeçar o processo.
Motor a vapor ou máquina a vapor:
Tem como objetivo explorar a pressão do vapor. Elas funcionam baseando no principio de que o calor é uma forma de energia. No caso da máquina a vapor o fluido é o vapor de água, sobre uma alta pressão e a uma alta temperatura.
Motor a vapor tem como principais componentes:
Carcaça: É feita de aço fundido e usinado internamente. Sua espessura pode ultrapassar 150 mm em uma região de alta pressão. Sua função e conter todo conjuntivo rotativo, composto pelo eixo e pela palheta, e acondicionar os bocais fixos.
Mancais: Na carcaça e montado um conjunto de 2 a 4 mancais, aonde depende do tamanho da turbina. Os mancais podem ser: de guia: que são os que suportam o peso do eixo e o carregamento radia. De escora: que