fisica
Expansão térmica
Nome:
Ana Carolina
André Marsaioli
Weber
1. Objetivos
Através de medições e análise de dados, verificar a dilatação de uma barra de metal e descobrir seu material através do cálculo do coeficiente de dilatação linear da mesma.
2. Introdução
Um corpo sólido, submetido a ação do calor, apresenta alterações em suas dimensões a medida que sua temperatura varia. A dilatação segundo uma dimensão é denominada dilatação linear. Um bom exemplo é o espaço deixado entre os trilhos de uma linha férrea. Caso este espaço não existisse, os trilhos iriam se deformar, pois apesar da dilação ser muito pequena, quando comparada ao comprimento do trilho , as forças envolvidas são de magnitude muito grande.
Vamos analisar a dilatação linear de uma haste fina de comprimento inicial l0 à temperatura T0.
Variando a temperatura desta haste para T, verifica-se que seu comprimento muda de valor, para l.
A experiência mostra que a dilatação sofrida pela haste ∆l = l - l0, é proporcional ao seu comprimento inicial l0 e a variação de temperatura ∆T = T – T0 . Deste modo temos:
∆l = α.l0.∆T
A constante de proporcionalidade α é denominada de coeficiente de dilatação linear. Seu valor depende da natureza do material da haste.
3. Metodologia
01 base de sustentação metálica 10cm. X 67cm com régua de 52cm. 02 hastes fixas na base para suporte dos corpos de prova. 01 relógio comparador, precisão 0,01mm fixado na base. 03 três corpos de prova de metais diferentes (latão, alumínio e aço). 01 termômetro –10ºC à +110ºC.
01 balão de destilação 250ml.
01 rolha com furo para termômetro.
01 tubo de látex com 40cm comprimento.
4. Conclusão
5. Questões
1 -Se tanto o vidro como o mercúrio se dilatam com o aumento da temperatura, como funciona um termômetro de mercúrio?
Se o vidro dilatasse mais que o mercúrio simplesmente não funcionaria. O termômetro funciona com a medição da dilatação do