FISICA
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI / Parnaíba
Prof. Msc. Henrique do Nascimento Camelo
1) Duas partículas de mesma carga são colocadas a 3,2 x 10-3m de distância uma da outra e liberadas a partir do repouso. A aceleração inicial da primeira partícula é 7,0 m/s2 e a da segunda é 9,0 m/s2. Se a massa da primeira é 6,3 x 10-7kg, determine (a) a massa da segunda partícula; (b) o módulo da carga das partículas.
2) Suponha cinco esferas metálicas idênticas, A, B, C, D e E. A esfera A è a única carregada, com uma carga Q. Ela é posta em contato com as esferas B, C, D e E, sucessivamente. Quais são as cargas das esferas após todo o processo?
3) Na figura abaixo, as cargas das partículas são q1 = - q2 = 100 nC e q3 = - q4 = 200 nC. O lado do quadrado é a = 5,0 cm. Determine (a) a componente x e (b) a componente y da força eletrostática a que está submetida a partícula 3.
4) Na figura baixo, três partículas carregadas estão sobre um eixo. As partículas 1 e 2 são mantidas fixas. A partícula 3 está livre para se mover, mas a força eletrostática exercida sobre ela pelas partículas 1 e 2 é zero. Se L23 = L12, qual é a razão q1/q2?
5) Na figura baixo, duas pequenas esferas condutoras de massa m e mesma carga q estão penduradas em fios isolantes de comprimento L. Suponha que o ângulo θ seja tão pequeno que é possível usar a aproximação tan θ ≈ sen θ. (a) Mostre que a distância de equilíbrio entre as esferas é dada por
. (b) Se L = 120 cm, m = 10 g e x = 5,0 cm, qual é o valor do módulo de q?
6) Na figura abaixo, a partícula 1, de carga + 1,0 μC, e a partícula 2, de carga – 3,0 μC , são mantidas a uma distância L = 10,0 cm uma da outra, sobre o eixo x. Determine a coordenada x de uma partícula 3 de carga desconhecida q3 para que a força exercida sobre ela pelas partículas 1 e 2 seja nula. Obs.: é preciso considerar o fato de que a terceira carga esteja muito