fisica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
Laboratório de Física Geral II (2011/2)
1. TÍTULO:
Oscilações Livres
2. OBJETIVOS: Determinar a constante elástica de uma mola helicoidal por dois métodos diferentes. 3. INTRODUÇÃO TEÓRICA:
Qualquer movimento que se repete em intervalos regulares é denominado de movimento periódico ou movimento harmônico simples (MHS). Todo corpo que executa tal movimento possui sempre uma posição de equilíbrio estável e, neste caso, as grandezas características do movimento se repetem depois de um tempo chamado de período, que representa o intervalo de tempo de uma oscilação (ou ciclo) completa. Além do período, outra propriedade importante do movimento periódico, movimento harmônico, oscilatório, ou vibratório (os quatro termos são equivalentes) é a sua frequência, que representa o número de ciclos completados a cada segundo. Um dos sistemas mais simples que podem executar um MHS é constituído por um bloco de massa m preso à extremidade de uma mola (suposta ser ideal e de massa desprezível) de constante elástica k com a outra extremidade da mola fixa. Ao ser colocado para oscilar o sistema massa-mola executa um MHS cujo período é dado por:
T = 2π
m k (1)
Uma das técnicas utilizadas por profissionais das mais diversas áreas é a construção e interpretação de gráficos. A utilização de gráficos constitui uma maneira muito fácil de ter uma visualização do comportamento das variáveis do fenômeno estudado, além de muitas outras informações. As técnicas de construção de gráficos são extremamente úteis quando se quer fazer uma comparação entre dados experimentais e teóricos. Isto pode ser realizado de duas maneiras: a) Através do gráfico traçado a partir de dados experimentais, pode-se estabelecer a relação matemática entre as variáveis, e
b) Podem-se traçar as curvas teórica e experimental num mesmo sistema de eixos e então compará-las. É ainda através de