Fisica
O que acontece quando aproximamos um balão de uma vela acesa? Ele estoura, certo? Não se estiver cheio de água. A água possui um calor específico alto, isto é, para aumentar sua temperatura é preciso uma grande quantidade de calor. Além disto, nos fluidos, ocorre uma forma de troca de calor muito eficiente, chamada de convecção. Que, neste caso, distribui o calor por toda água no interior do balão. Desta forma, por mais que seja alta a temperatura da chama ( varia entre 1000°C e 1400°C) a superfície do balão em contato com a vela não vai atingir uma temperatura suficiente para que o balão estoure.
EXPERIENCIA FÍSICA SOBRE CONVECÇÃO – VULCÃO SUBMARINO
Convecção, Esta é a palavra que dá nome ao fenômeno de troca de calor em um fluido submetido a uma diferença de temperatura. A convecção ocorre nos mais variados ambientes, desde a nossa cozinha, quando estamos fervendo água para o café, passando pela nossa atmosfera e oceanos com as correntes atmosféricas e marinhas até o interior da terra, cujo a manifestação superficial são os vulcões.
Um vulcão é o resultado final de um processo em que a terra está liberando calor de seu interior quente para a sua superfície fria. A convecção é um destes mecanismos de troca de calor, e por sinal muito eficiente.
Essa experiência mostra como fazer um análogo de um vulcão. Basta encher uma garrafinha de água quente colorida e colocar no interior de um recipiente com água a temperatura ambiente. A água quente é menos densa, desta forma tende a subir. Já a água fria é mais densa e tende a entrar para o interior da garrafa e ocupar o lugar da água quente que está subindo. No final as águas vão se misturar e vão atingir uma temperatura intermediária, este processo é chamado convecção.