fisica
Curso De Licenciatura em Física
Discente: Amanda dos Santos Gomes
Docente: Marildo Pereira
Relatório Sobre: Experimento de Galileu
(Queda Livre de Corpos de Massas Diferentes)
Feira de Santana- BA
2013
Relatório dos experimentos realizados
1º experimento: Queda Livre
.
1.0 Resumo do Primeiro Experimento
Neste relatório serão demostrados dados e resultados de um experimento para um entendimento da utilização de instrumentos de medidas (cronômetro, balança, painel Klein), para distinguir força, velocidade e aceleração. Reconhece que, num queda livre corpos com mesas diferentes experimentam a mesma aceleração, determinar a parte das medições efetuadas o valor da aceleração da gravidade e compara-lo. Deste modo, podemos determinar a velocidade, medindo a massa e o tempo de queda.
2.0 Introdução
Aristóteles, filósofo grego que viveu 300 anos antes de cristo influenciou o mundo com suas idéias por quase 2000 anos. Ele valorizava o uso da razão para tentar compreender as leis da natureza, isso o levou a muitos acertos, porém a muitos erros também.Aristóteles postulou, por exemplo, que objetos mais pesados caiam mais rápidos que objetos leves.
Quando Galileu no século XVII por meio de experiências fez o experimento na Torre de Pisa e fez a confirmação de que Aristóteles estava errado, ele percebeu que:
Quando dois corpos quaisquer são abandonados, no vácuo ou no ar com resistência desprezível, da mesma altura, o tempo de queda é o mesmo para ambos, mesmo que eles possuam pesos diferentes (grifo nosso).
A queda livre é o movimento de um corpo que, partindo do repouso e desprezando a resistência do ar, está sujeito, apenas à interação gravitacional. Foi Galileu quem observou que, desprezando a resistência do ar, todos os corpos soltos num mesmo local caem com uma mesma aceleração, quaisquer que sejam suas massas. Essa aceleração é denominada aceleração gravitacional (), sendo