Fisica
As pontes suspensas progrediram expressivamente em vários aspectos como estética, design e principalmente estruturalmente. A presente pesquisa tem como objetivo estudar algumas estruturas consideradas as mais comuns de se encontrar, buscando destacar suas formas, constituição, e uma síntese das principais forças que agem sobre cada tipo estrutural.
Serão considerados como objeto de estudo quatro tipos diferentes de pontes sendo elas: ponte de viga, ponte em arco, ponte de treliças e ponte estaiada, levando em consideração o papel de cada estrutura e como elas se comportam diante do carregamento de cargas.
As pontes em vigas foram muito usadas na antiguidade por ser uma solução simples, é basicamente uma estrutura horizontal rígida. As pontes em arco são basicamente uma estrutura semicircular apoiada em duas extremidades. As pontes “treliçadas” são estruturas simples compostas basicamente por treliças. As pontes estaiadas obras mais “complexas” consistem na sustentação por cabos retos e inclinados fixados aos mastros.
Na construção de uma ponte devem ser levadas em conta as características dos materiais que a compõe e também os fatores naturais que supostamente possam ocorrer durante o passar do tempo. O grupo autor dessa pesquisa precisou também como parte fundamental de avaliação construir uma ponte constituída basicamente