fisica
A) Nome:
B) Curso/Fase: Engenharia Telemática – 2ª Fase/2013.
2. IDENTIFICAÇÃO DO EXPERIMENTO
A) Experimento: Movimento bidimensional, lançamento horizontal.
B)
C) Introdução:
Este experimento visa relacionar os conceitos apresentados nas aulas anteriores de MRU e MRUV aplicando-os no lançamento de projéteis. Com intuito de a partir da análise e aplicação das formulas obter o valor experimental do tempo da queda, do alcance médio, do tempo gasto no percurso e a velocidade de lançamento.
D) Material Utilizado: 1 Esfera Metálica; 1 Trena; 1 Folha de papel de Seda; 1 Folha de papel Carbono; 1 Cronômetro; 1 Rampa (Conforme Desenho em Anexo).
E) Objetivos:
Reconhecer, no movimento de lançamento, a combinação de dois movimentos retilíneos;
Utilizar as equações do movimento de queda livre para a determinação do tempo de queda;
Medir o alcance médio e, através deste valor e do intervalo de tempo gasto no percurso, determinar a velocidade de lançamento;
Determinar a velocidade total no ponto de lançamento e no ponto de impacto.
F) Informações Teóricas Importantes:
Uma partícula é lançada com velocidade inicial v0, segundo um ângulo em relação ao eixo horizontal (lançamento oblíquo), estando sob a ação da aceleração da gravidade, agindo verticalmente para baixo, impondo uma trajetória parabólica, resultante da composição de dois movimentos.
Sendo a velocidade uma grandeza vetorial, podemos decompô-la segundo os eixos x e y, com o intuito de estudarmos os movimentos separadamente. Com respeito a vertical, tem-se o movimento uniformemente variado e movimento uniforme segundo o eixo horizontal, visto que a aceleração da gravidade sendo vertical, não tem componente nesta direção. Em termos das componentes da velocidade inicial, percebe-se que:
A componente de v0, na direção do eixo x é dada pela equação.
A componente de v0, na direção do eixo y é dada pela equação.
Equações