fisica
Utilizarmos o paquímetro para calcular as medidas de arestas de 3 blocos de alumínio, afim de discutir diferenças observados por cada integrante do grupo. A partir da verificação da massa de cada um dos três objetos, discutimos os desvios relativos a cada massa.
Objetivos
Conhecer o paquímetro / medir as arestas de blocos de alumínio / discutir os erros de medidas / encontrar o volume da peça / encontrar a densidade da peça / determinar a propagação de erros, utilizando os valores encontrados.
Introdução
O Paquímetro é utilizado para medir a distancia entre dois lados simetricamente opostos de um objeto. O paquímetro é ajustado entre dois pontos, retirado do local e a medição é lida em sua régua. Onónio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua.
Os paquímetros são feitos de plástico, com haste metálica, ou inteiramente de aço inoxidável. Suas graduações são calibradas a 20 °C.
Ele apresenta uma precisão menor do que o micrômetro, sendo sua precisão dada por p = 1-C/n, onde C é comprimento do nônio e n é o número de divisões do nônio.
Parte experimental
Para medir as arestas dos blocos de alumínio, foi definido que cada integrante do grupo faria a medicação de cada lado de objeto com o paquímetro. Foi anotado valor que cada um encontrou e a partir daí, as diferenças foram processadas em forma de tabela e os cálculos de desvios seriam realizados.
Resultados e discussão
A partir da medição de cada lado de cada peça, podemos identificar os seguintes valores:
1 - O erro de medida de cada lado das peças utilizando o paquímetro:
Tabela
Peça 1
Peça 2
Peça 3
ALT.
LARG
COM
ALT.
LARG
CO
ALT.
LARG
COM
ALUNO
Ricardo
30
35
45
30
40
45
35,25
42,25
45
Marcone
30
35,9
45
30
40
45,1
35,1
42,7
45
Paula
30
35