fisica
INTRODUÇÃONa natureza, existe um grande número de fenômenos em que se observam eventos periódicos. As ondas sonoras, a vibração de uma corda, as radiações eletromagnéticas e o movimento dos elétrons em um campo elétrico alternado são alguns exemplos de fenômenos que apresentam grandezas com comportamento oscilatório e periódico. Um sistema muito usado para estudar os movimentos oscilatórios e periódicos é o pêndulo simples.
Um pêndulo simples consiste de um objeto de massa m preso a um fio de comprimento l e de massa desprezível (comparada à massa do objeto). O objeto realiza um movimento oscilatório, descrevendo um comprimento de arco s compreendido por ângulo θθθθ em um plano que contém a reta pela qual passa o fio quando o objeto está na posição de repouso e não realiza movimento de rotação em torno da reta que passa por tal posição.
Figura 1. Representação de um pêndulo simples. Nesta figura está omitida a tensão exercida pelo cordão sobre o objeto. Essa tensão é dirigida do objeto para o ponto fixo O.
Se desprezarmos a resistência do ar apenas duas forças atuam sobre o objeto: seu peso e a força de tensão do fio. Decompondo-se essas forças verifica-se que