FISICA
Módulo I
Os direitos desta obra foram cedidos à Universidade Nove de Julho
Este material é parte integrante da disciplina oferecida pela UNINOVE.
O acesso às atividades, conteúdos multimídia e interativo, encontros virtuais, fóruns de discussão e a comunicação com o professor devem ser feitos diretamente no ambiente virtual de aprendizagem UNINOVE.
Uso consciente do papel.
Cause boa impressão, imprima menos.
Aula 10: Leis de Newton
Objetivo: Esclarecer as três leis enunciadas por Isaac Newton que regem os movimentos. 1. Leis de Newton
Introdução
Trânsito! A partir desta aula iremos trabalhar com a Dinâmica, que é o ramo da Física que estuda as forças e os movimentos envolvidos. O principal responsável pela formalização desse assunto deve-se à Sir Isaac Newton (1642-1727), que definiu as três leis que estudaremos a seguir.
1.1 . Primeira lei: inércia
Antes de Galileu, pensava-se que, para manter um corpo com velocidade constante, era necessária uma força continuamente sobre o corpo. Os antigos gregos pensavam que uma flecha só voava, pois o ar que saía da frente da flecha voltava em forma de vórtices empurrando a flecha novamente. Mesmo hoje em dia,
muitas pessoas pensam assim. Dessa forma, um de nossos objetivos nesta aula é a correta descrição das causas de um movimento.
Newton enunciou a lei da inércia da seguinte forma: “um objeto em repouso permanecerá em repouso a menos que atue sobre ele uma força externa desbalanceada. Um objeto em movimento irá permanecer em movimento a menos que atue sobre ele uma força externa desbalanceada.” Desbalanceada significa que a sua soma vetorial não é nula.
Podemos entender os conceitos de inércia examinando casos cotidianos.
Exemplo 1: vamos imaginar uma situação em que um motorista de um carro colide com um poste usando um cinto de segurança. Normalmente as pessoas irão dizer: “o motorista não se machucou com maior gravidade porque o cinto de segurança impediu