Fisica
Uma onda se forma a partir de uma serie de pulso, distúrbios que se propagam através de um meio, sem que haja transporte de matéria. Quando esse meio de propagação é uma reta, trata-se de onda unidimensional (exemplo: ondas em corda). Sendo o meio uma superfície plana, a onda é bidimensional (exemplo: ondas do mar). Ondas tridimensionais são as que se propagam no espaço (exemplo: ondas sonoras).
Crista ou monte é a parte elevada da onda: as partes baixas são os vales ou depressões. Quanto à natureza, as ondas podem ser: Mecânicas, quando necessitam de um meio matérial para sua propagação; exemplos: as ondas que se formam na superfície da água, em cordas, nos gases etc. Eletromagnéticas, originarias por vibrações eletromagnéticas, que não necessitam de meio material para sua propagação. É o caso das ondas luminosas. 2. Comprimento de onda
Pingando água com um conta-gotas na sua superfície de águas tranqüilas de uma bacia ou jogando periodicamente pedrinhas na superfície de um lago, vemos a formação de ondas que se expandem circularmente.
1
C: ponto em deslocamento máximo acima da superfície (crista) V: ponto em deslocamento máximo abaixo da superfície (vale) S: ponto no nível da superfície. A medida da distância entre duas cristas ou dois vales consecutivos determina o comprimento da onda. Observe o gráfico:
O intervalo de tempo de uma oscilação completa da onda chama-se período. Veja na ilustração a seguir o que ocorre numa corda durante um período.
Os pontos G e I oscilam em concordância de fase, numa distancia entre si. O ponto H está