Fisica
O campo magnético é um fenômeno no funcionamento de vários aparelhos, como por exemplo, geradores, motores elétricos, entre outras aplicações na tecnologia, esse campo magnético é um espaço modificado pela presença de um ímã de um condutor percorrido por uma corrente elétrica ou por um corpo eletrizado em movimento. Vetor indução magnética (B): indica em um ponto no espaço a direção, sentido e a intensidade, a unidade de indução magnética no sistema internacional é o tesla (T). O magnetismo pode ser definido como a propriedade de certos materiais atraírem pedaços de ímãs. Podemos citar como exemplo o campo magnético da terra:
“… Note que o pólo norte magnético é, na realidade, um pólo sul do dipolo que representa o campo da Terra. O eixo magnético está aproximadamente na metade entre o eixo de rotação de rotação e a normal ao plano da órbita da Terra…” HALLIDAY (2004) pg.268. A ciência que estuda o eletromagnetismo é muito ampla possibilitando o entendimento de uma variedade de instrumentos e coisas que fazem parte do nosso cotidiano como, por exemplo, o funcionamento da campainha elétrica, os motores elétricos, o funcionamento dos galvanômetros analógicos, o funcionamento das usinas hidroelétricas entre outros varios.
1.2 O EFEITO JOULE
Esse fenômeno acontece quando um condutor ao percorrer uma corrente eletrica é aquecido transformando energia eletrica em energia termica, esse efeito surge apartir dos choques dos eletrons contra a rede de íons do condutor. O calor liberado pela passagem da corrente eletrica pode ser calculado pelo principio da termodinamica tambem chamado de principio de equivalencia. Entao podemos calcuar a quantidade de energia W e a quantidade de calor Q, o quociente de W por Q é constante então W/Q=J Resultando em Q=W/J.
Resulta: Q = W/J. O inverso de J se representa por A. Então: [pic]
J é chamado equivalente mecânico da unida. Essa