Fisica
2011
INTRODUÇÃO
Neste trabalho você vera um pouco sobre diversos fatores relacionados ao mundo curioso e amplo que é a física.
Coisas julgadas insignificantes antigamente ou até mesmo não aplicáveis, hoje são tomadas como verdade e graças à grandes personalidades cientificas podemos justificar milhões de eventos, sejam eles urbanos, naturais, enfim, todo e qualquer evento passou a ser analisado com outros olhos seja em uma simples passagem de um feixe de luz em uma janela pela manhã ou pela emissão de raio x para verificação de uma fratura.Coisas simples hoje, mais que para serem o que são hoje tiveram que passar por um longo processo de estudo e nesse processo foram adquiridos alguns dados os quais alguns deles estão presentes neste trabalho de pesquisa.
BOA LEITURA!
EFEITO FOTOELÉTRICO
Entende-se por Efeito fotoelétrico quando um feixe de luz incide sobre a superfície e determinados metais, podendo arrancar elétrons dessa superfície. De maneira fácil, esse fenômeno é explicado como: os elétrons da superfície do metal, ao serem iluminados, recebem energia, “agitam-se” e “abandonam” o metal, ou seja, é o resultado da interação entre a radiação e a matéria, caracterizada pela absorção de fótons e pela liberação de elétrons.
- Dada uma freqüência-limite f° da luz incidente que ilumina o metal.
- Cada metal possui sua freqüência-limite f°.
- Abaixo dessa freqüência-limite f° não ocorre o efeito fotoelétrico, por mais que se eleve a intensidade da luz incidente.
De acordo com Einstein, a luz é formada por um feixe de fótons, cada um possuindo sua energia hf. Uma luz muito intensa é aquela que possui muitos fótons. Einstein dizia que cada fóton ao se chocar com um elétron da superfície, transfere para este sua energia. Se a energia for suficiente para vender essa atração do metal sobre o elétron, ele escapará.
Esse princípio é expresso pela fórmula:
MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD
O modelo atômico de