Piratas do vale do silicio
RELATÓRIO ÉTICO DO FILME: “PIRATAS DO VALE DO SILÍCIO”
São Paulo 2011
O filme é relatado sob a visão de Stephen Wozniak. Inicia-se por volta da década de 1970, onde Stephen Wozniak e Steve Jobs, de modo simplório e ainda desconhecido, propõem um microcomputador pessoal, isso só em planos, nada concreto ainda. Stephen Wozniak foi quem realmente montou o microcomputador, mas os dois jovens recebem o mérito e foi a partir daí que se revolucionou a informática, já que o microcomputador deles possuía acessórios que o microcomputador anterior, Altair, não possuía.
Problemas Éticos
A venda de um produto “DOS” feita por Bill Gates sem ter a certeza de que esse produto funcionaria e também quando ele se aproxima de Steve Jobs com o propósito de espionar os projetos desenvolvidos pela Apple, para aprimorar seu sistema operacional.
Postura dos personagens
Steve Jobs: Um personagem muito inteligente e pragmático, no entanto apresentava certos desvios de conduta como, assedio moral, arrogância e prepotência.
Bill Gates: Inteligente, ambicioso, criativo, no entanto oportunista e calculista em seus objetivos.
Stephen Wozniak: Um personagem equilibrado, de boa conduta, e muito paciente com as atitudes infelizes de Steve Jobs.
Paul Allen: Um personagem consciente das idéias de seu amigo Bill Gates.
2
Ao lado de seu parceiro tecnológico Stephen Wozniak, Steve Jobs fundou a Apple Computer em 1976. Iniciaram em conjunto a criação de um projeto que iria revolucionar tudo em matéria de hardware e software. Era o então projeto Macintosh, tecnologia foi vista por Jobs numa polêmica visita ao PARC da Xerox Corporation, em 1985, Jobs foi forçado a deixar a Apple pelo conselho de administração da empresa. Stephen Wozniak é um engenheiro de computação, co-fundador da Apple Computers junto com Steve Jobs. Foi pioneiro na iniciativa de colocar computadores disponíveis para o consumidor comum a ingenuidade de Stephen Wozniak, sua persistência e