Fisica
UNOESTE / FACULDADE DE AGRONOMIAIA
Vagner Camarini Alves vcalves@unoeste.br Laboratório de Agrometeorologia Centro de Meteorologia da UNOESTE Campus II
Temperatura e as Plantas Cultivadas
Temperatura
A temperatura mostra, em valores numéricos, o nível de energia interna em função da temperatura do ar naquele momento, possibilitando trocas com o sistema e o meio, provocando estímulos, ativando ou desativando funções vitais (Ometto, 1981).
Condições Térmicas do Ambiente
É um fator de grande importância na produção agrícola, à temperatura atua diretamente em todas as fases da cultura, ou seja, nos processos de germinação, crescimento, floração, frutificação, bem como na respiração, fotossíntese, na absorção de água e nutrientes e na duração do ciclo e de cada fase fenológica da cultura
Temperatura Basal
A temperatura basal varia conforme a espécie vegetal, idade ou estádio fenológico da planta. Torna-se comum a adoção de uma mesma temperatura basal para uma determinada cultura durante todo o ciclo da planta, devido à facilidade de aplicação. A temperatura influencia muito o tempo, para que ocorra o florescimento em ambientes com fotoperíodo constante (baixas latitudes)
20ºC —> Baixa respiração; Desenvolvimento lento; Grandes células; Ciclo tardio; Boa colheita. 40ºC —> Alta respiração; Desenvolvimento rápido; Pequenas células; Ciclo precoce; Má colheita.
1.3. Acúmulo Temperatura
de
Energia
ou
Soma
de
Esta acumulação se designa de várias formas: -Soma de unidades de calor; -Soma de unidades de crescimento; -Soma térmica; -Soma de graus-dia; -Unidades calóricas (Heat units); -Temperaturas efetivas; e -Soma de temperaturas efetivas.
2. Sistema de Unidades de Calor ou Graus-dia "O sistema de unidades de calor é um esquema para estudar as interelações entre a planta e a temperatura pela acumulação dos valores de temperatura base da cultura ou temperaturas médias diárias do ar, acima de uma