Fisica I
No estudo de física a queda livre é uma particularização do movimento uniformemente variado (MRUV).
O movimento de queda livre, é uma particularidade do movimento uniformemente variado. Sendo assim, trata-se de um movimento acelerado.
2. OBJETIVO
A aula pratica teve como objetivo a demonstração e utilização de instrumentos para realizarmos uma experiência calculando o tempo de um corpo (Regua) em queda livre.
3. APRESENTAÇÃO DE INSTRUMENTOS
INTERFACE LAB200 USB
Desenvolvido para ambientes Windows XP / 7 / 8, este conjunto, com software e interface, é eficiente para a aquisição de dados em experimentos. O software recolhe e armazena os dados, permitindo que sejam analisados em tabelas e gráficos.
SENSOR FOTOELÉTRICO
Esse sensor tem objetivo medir a velocidade de um corpo em queda livre, para fazer a medição usamos uma régua que contem parte azuis e transparentes quando a primeira parte azul passa por o sensor fotoelétrico inicia-se um tempo e quando passa pelo segundo para o tempo e inicia outro e assim sucessivamente.Depois ele manda para uma interface, o software recolhe e armazena os dados, permitindo que sejam analisados em tabelas e gráficos
CORPO DE PROVA
O corpo de prova com 10 intervalos iguais, quando em queda, faz desfilar pela frente do sensor as dez máscaras diferentes.O sensor utilizado é exitado sempre que seu feixe de luz é interrompido, logo, durante a queda do corpo de prova, o sensor ativa 10 vezes, uma em cada linha base de cada máscara localizada.
Interruptor momentâneo com saída digital e fonte 24 VCC
Esse aparelho é destinado a alimentar as bobinas de disparo e retenção 24 VDC ou enviar sinal de disparo para cronômetros, multicronômetros e interfaces CidepeLab, indicando o início do experimento.Obs:Evite manter a bobina ligada por mais de 30 segundos.
ELETROÍMÃ
Esse aparelho tem a finalidade de segurar o corpo de prova para iniciar a experiência, para seu funcionamento pressiona-se um botão no