Fisica e quimica
Em física, movimento é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo. Um corpo está em movimento em relação a um dado referencial, quando seu espaço (posição) varia em relação a este mesmo referencial; caso sua posição não varie, ele estará em repouso em relação a este referencial. No universo descrito pela física da relatividade, o movimento nada mais é do que a variação de posição de um corpo relativamente a um ponto chamado "referencial".
* Movimento Segundo Aristóteles
Segundo Aristóteles todos os corpos celestes no Universo possuíam almas, ou seja, intelectos divinos que os guiavam ao longo das suas viagens, sendo portanto estes responsáveis pelo movimento do mesmo. Aristóteles define o movimento como passagem de potência a ato, distinguindo o movimento como deslocamento no espaço, como mudança ou alteração de uma natureza, como crescimento e diminuição ou como geração e destruição.
Segundo o físico existia uma última e imutável divindade, responsável pelo movimento de todos os outros seres, uma fonte universal de movimento, que seria imóvel. Aristóteles nunca relacionou o movimento dos corpos no Universo com o movimento dos corpos da Terra.
* Movimento Segundo Galileu
Foi este italiano quem primeiro estudou e com rigor, os movimentos na Terra. As suas experiências permitiram chegar a algumas leis da Física que ainda hoje são aceitas, introduziu o método experimental procedendo a várias experiências, como deixar cair corpos de vários volumes e massas, estudando os respetivos movimentos. Tais experiências permitiram-lhe chegar a conclusões acerca do movimento em queda livre e ao longo de um plano inclinado. Também fez o estudo do movimento do pêndulo, segundo o qual concluiu que independentemente da distância percorrida pelo pêndulo, o tempo para completar o movimento é sempre o mesmo. Através desta conclusão construiu o relógio de