fisica trab 3
FISICA 1
Trabalho em grupo n° 3 Tema:
Turma :C12
Descentes:
Almiro Andre Souto Jr.
Desmond
Eden
Docente: A. Sacate
Maputo, Maio de 2015
Introdução
Em muitos casos observamos apenas o movimento de uma partícula sem relacioná-lo com as outras partículas com que interage, ou porque não temos possibilidade de observá-las ou porque as ignoramos propositadamente; assim, torna-se difícil utilizar o princípio da conservação do momento. Contudo, há uma maneira prática de contornar esta dificuldade pela teoria chamada dinâmica de uma partícula.
Massa relativa de duas particulas
Na física, a massa reduzida é a massa atribuída ao objeto fictício implementado em simplificar problemas de interação de dois corpos da mecânica newtoniana.
Massa reduzida pela letra grega μ é geralmente observado e unidades SI são os mesmos que os da massa: quilogramas.
Consideremos o caso mais simples de um sistema de partículas. Aquele composto por apenas duas partículas. Nesse caso as equações se reduzem a apenas duas:
No caso do sistema constituído por apenas duas partículas definimos além do centro de massa:
a coordenada relativa:
definimos, além da massa total:
a massa reduzida:
Suponhamos um sistema isolado de duas partículas que interagem. Sobre a partícula de massa m1 atua a forçaF12, e sobre a partícula de massa m2 atua a força F21. Ambas as forças são iguais e de sentidos contrários.
As equações do movimento de cada partícula são:
Figura.1 m1a1=F12 m2a2=F21
Como vemos m1·a1+ma2=0. A aceleração do centro de massa é zero. O centro de massas de um sistema isolado se move com velocidade constante, vc=cte
O problema de dois corpos pode ser reduzido a um problema de um só corpo, para isto, calculamos o valor da aceleração relativa a1- a2
Denominamos