TRAB DE FISICA 3 1
Trabalho de Física Geral III
INDUTÂNCIA E FLUXO MAGNÉTICO
4º Período D
Professor: Luciano Nascimento Grupo: Jorge Luis de Moura Palitot Victor Costa Lemos
João Pessoa/ PB
Dezembro/ 2014
Trabalho de Física Geral III
INDUTÂNCIA E FLUXO MAGNÉTICO
Física geral III
João Pessoa/ PB
Dezembro/ 2014
INDUTÂNCIA E FLUXO MAGNÉTICO
A Indutância está associada a uma corrente (i) que atravessa um circuito com espiras de modo que relaciona fluxo magnético, tensão, número de espiras e corrente. A Variação de corrente (i) no indutor faz com que seja criada uma tensão (V) no circuito. Quando se trabalha com indutores observasse dois modelos básicos: indutores mútuos e auto-indutores.
A Indução mútua acontece quando são colocados dois circuitos próximos e a variação da corrente elétrica em um, provocará uma força eletromotriz (Fem) no outro, de acordo com a lei de Faraday, a Fem induzida no segundo circuito, é proporcional a taxa de variação do fluxo magnético que o atravessa, sendo assim proporcional também a corrente (i) do primeiro sistema, como mostra a figura abaixo.
A auto-indutância se aplica um único circuito, porem não foge o conceito da indutância mútua, onde a variação da corrente cria uma força eletromotriz e faz com que haja variação do fluxo magnético.
Alguns fatores afetam a indutância, são eles: a quantidade de espiras envolvidas no sistema, a proximidade entre elas (mais próximas otimizam o aproveitamento do fluxo magnético), e material com boa permeabilidade magnética:
Conclusão:
Este dispositivo está para o magnetismo, assim como o capacitor está para a eletricidade. Sendo assim importantes para o