Fisica relatorio
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLICA: FÍSICA PRÁTICA SEMESTRE: 1ª
RELATÓRIO Nº 01
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME- MRU
AVALIAÇÃO DO CONTEÚDO
* FUNDAMENTO TEÓRICO: * PROCEDIMENTO DO EXPERIMENTO: * APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS: * CONCLUSÃO: * APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO:
SOMA DA AVALIAÇÃO:
DATA DE REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO:
DATA DE ENTREGA DO RELATÓRIO:
Nº DE DIAS ENTRE A REALIZAÇÃO E A ENTREGA DO RELATÓRIO:
FATOR ADEQUAÇÃO:
NOTA DO RELATÓRIO: R= f.AV
R=
1.0- TÍTULO: Movimento Retilíneo Uniforme
2.0- OBJETIVO: (a) Construir o gráfico ESPAÇO x TEMPO do MRU de uma partícula e determinar, a partir do mesmo, a sua velocidade. (b) Construir o gráfico VELOCIDADE x TEMPO do mesmo movimento.
3.0- MATERIAL UTILIZADO: (a) Rampa curva e plano horizontal (b) Cronômetro (c) Esfera de aço ou similar (partícula) (d) Régua milimetrada (e) Papel milimetrado
4.0- FUNDAMENTO TEÓRICO:
Partícula é um termo utilizado para dar nome a uma concentração de massas cujas dimensões são desprezíveis em relação às demais dimensões envolvidas no problema.
As partículas executam MRU quando sua velocidade não varia com o tempo, ou seja, ela é sempre constante. Também ocorre no MRU que a aceleração é nula; o corpo percorre distâncias iguais em intervalos de tempo também iguais.
Podemos então dizer que a velocidade média ou velocidade escalar média está ligada a um intervalo de tempo Δt, ou seja, dividimos a distância total percorrida pelo tempo gasto. (Vm= Δs / Δt). Já a velocidade escalar instantânea refere-se a um determinado instante t. Dependendo do sinal da velocidade instantânea, podemos ter dois tipos de movimento: movimento progressivo e movimento retrógrado. O movimento é denominado progressivo quando o móvel caminha no mesmo sentido da orientação da trajetória. Neste caso,