Fisica/Quimica
INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS (ICE)
DEPARTAMENTO DE QUIMICA
IEQ 571 – Química Geral Experimental
Prática nº: 5, ÁCIDOS E BASES
Professora: Karen Segala
Grupo: A – Turma: 3/4
Aluna: Beatriz Pré-Lab.____Relatório____ NOTA_____
Aluno: Klinger Lima Matrícula: 21455424 Pré-Lab._____Relatório____ NOTA_____
Manaus - AM
14 / 08 / 2014
1. OBJETIVOS
Identificar e preparar algumas bases e alguns ácidos em laboratório. Verificar algumas propriedades funcionais dos ácidos e bases.
2. INTRODUÇÃO Um dos primeiros conceitos de ácidos e bases que levavam em conta o caráter estrutural das moléculas foi desenvolvido no final do século 19, por Svante Arrhenius, um químico sueco. Ele propôs que os ácidos eram substâncias cujos produtos de dissociação iônica em água incluíam o íon hidrogênio (H+) e bases as que produzem o íon hidróxido (OH-). Este conceito, embora utilizado até hoje, tem sérias limitações:
1) só pode ser empregado a soluções aquosas;
2) o íon H+, de fato, sequer existe em solução aquosa;
3) não pode ser aplicado para outros solventes.
4) segundo este conceito, somente são bases substâncias que possuem OH- em sua composição.
É verdade para o NaOH, mas outras substâncias, como a amônia, não são bases de acordo com o conceito de Arrhenius. Em 1923, J.N. Bronsted, em Copenhagen (Denmark) e J.M. Lowry, em Cambridge (England) independentemente sugeriram um novo conceito para ácidos e bases. Segundo eles, ácidos são substâncias capazes de doar um próton em uma reação química. E bases, compostos capazes de aceitar um próton numa reação. Este conceito ficou conhecido como "definição de Bronsted", pois este e seus alunos foram mais ágeis na difusão da nova idéia. Esta nova definição é bem mais ampla, pois explica o caráter básico da amônia e o caráter ácido do íon amônio.
3. MATERIAIS E REAGENTES
3.1 Materiais:
Tubos de ensaio
Estante para