Fisica pratica Movimento retilíneo uniforme
Física Prática
Professora:
Alunos (Turma B):
2013
Movimento Uniformemente Variável (Queda Livre)
1. Introdução
O movimento uniformemente variável é o movimento no qual a velocidade escalar varia uniformemente no decorrer do tempo. O movimento caracteriza-se por haver uma aceleração diferente de zero e constante.
Também conhecido como movimento acelerado, consiste em um movimento onde há variação de velocidade, ou seja, o móvel sofre aceleração à medida que o tempo passa.
Mas se essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que este é um Movimento Uniformemente Variado (também chamado de Movimento Uniformemente Acelerado), ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
A equação da velocidade em função do tempo é:
Onde é a velocidade atual, é a velocidade inicial, é a aceleração e é o tempo decorrido desde o início do movimento.
Se a aceleração escalar é a mesma em todos os instantes, ela coincide com a aceleração escalar média, qualquer que seja o intervalo de tempo considerado.
Então escrevemos:
Essa função estabelece como varia a velocidade escalar no percorrer do tempo no movimento uniformemente variado: e são constantes, e a cada valor de corresponde um único valor de .
A equação do espaço em função do tempo , a partir de um ponto é:.
Se o movimento tiver uma aceleração diferente de zero, a velocidade vai mudar com o tempo. Usa- se a equação horária para a posição em função do tempo , no caso de um movimento de aceleração constante.
Posição em função do tempo
A melhor forma de demonstrar esta função é através do diagrama velocidade versus tempo (v x t) no movimento uniformemente variado.
Movimento em queda livre
1.1 Queda Livre
Denomina-se Queda Livre o movimento vertical, próximo à superfície