Fisica - os principios da dinâmica
O estudo sobre os movimentos dos corpos é realizado desde a Antigüidade.
Estudiosos, como Aristóteles, Galileu Galilei, Johannes Kepler e muitos outros, buscavam a explicação para os movimentos dos corpos. Baseados nos trabalhos de Galileu e Kepler, Sir Isaac Newton, cientista inglês mais conhecido como físico e matemático, nascido no ano 1643, em Woolsthorpe, Inglaterra, desenvolveu as idéias de Galileu e publicou seus estudos na obra Princípios Matemáticos de Filosofia Natural, na qual ele descreveu seus estudos e descobertas na área da Gravitação Universal e a teoria sobre os movimentos dos corpos, denominados de princípios da dinâmica ou as leis de Newton; * Princípio da Inércia ou Primeira Lei de Newton; * Princípio Fundamental da Dinâmica ou Segunda Lei de Newton; * Princípio da Ação e Reação ou Terceira Lei de Newton.
Definição de Dinâmica
É a parte da Física que estuda a relação entre força e movimento.
A essência desta parte da Física é estudar os movimentos dos corpos e suas causas, sem deixar de lado os conceitos de cinemática previamente estudados.
Cinemática: Ramo da Física que estuda os movimentos sem se preocupar com as suas causas.
Força e efeito
A força é a parte da dinâmica responsável pelo estudo do movimento. Isso mesmo, a força está diretamente ligada ao movimento dos corpos. Isso acontece pelo fato de aplicarmos uma força sobre determinado objeto para que ele se mova.
O simples fato de empurrarmos ou puxarmos algo indica que uma força está sendo aplicada sobre este corpo. Mas, apesar de indicar movimento, existem forças que atuam em corpos sem movimento. Como as forças que atuam para que construções civis permaneçam firmes.
Nesse caso, a melhor definição para esse termo, visto que para ele não existe uma definição exata, existem apenas equações capazes de calcular seus valores, será:
A força é uma ação capaz de modificar a velocidade de um corpo.
As forças são grandezas vetoriais, o que significa que elas